sábado, 21 de novembro de 2009

O drama de Daniela

O motivo que me fez ficar 45 dias sem postar neste humilde blog é o mesmo que me faz postar agora.
Até poucos dias atrás, vivi com minha família um drama que nos trouxe grande apreensão. No centro desse drama, minha filha Daniela!
A Dani é uma menina com necessidades especiais. Ela tem dificuldades motoras, na fala e de aprendizagem. O nome genérico dado ao problema pelo neurologista é Transtorno Global do Desenvolvimento. Temos tentado por vários meios estimular a evolução da Daniela, que continua com alguns anos de atraso, mas tem tido bons avanços.
Há cerca de três meses e meio, porém, um novo drama surgiu, para nos encher de incertezas e medos: ela começou a mancar. Procuramos especialistas em Caxias do Sul, cidade com mais recursos que Vacaria, minha cidade. Descobrimos que ela tinha grande desvio na coluna, o que provavelmente explica seu caminhar irregular.
Entretanto, um dos exames mostrou algo mais: um tumor na glândula suprarrenal esquerda. Nenhum exame foi capaz de esclarecer sobre a gravidade do caso.
Imaginem nossa angústia, imaginando que o tumor podia ser maligno, que nossa filhinha corria risco de morte. No entanto, precisávamos ser fortes, manter a serenidade, passar confiança para ela.
Uma equipe de médicos dedicados e competentes decidiu pela remoção da glândula. Passamos quase um mês no Hospital Pompéia, eu e minha esposa nos revezando na companhia da Dani, engolindo nossos temores para influenciar positivamente seu ânimo. Conseguimos, também com ajuda das orações de inúmeros amigos, influenciar inclusive a nós mesmos, tanto que eu adquiri uma quase-certeza de que o tumor era benigno. Mesmo assim, temia uma cirurgia complicada como a que aguardava minha filha, pois o risco de 5% mencionado pelo médico é altíssimo na cabeça de um pai.
A Daniela sabia que faria a cirurgia, mas não teve muita noção das possibilidades. Um dia, porém, cortou-me o coração ouvir ela dizendo, ainda que meio de brincadeira:
— Pai, eu vou morrer?
Ainda que eu estivesse condicionado a pensar positivo, ainda que eu sorrisse, minha voz se embargou ao garantir que não.
Passamos horas terríveis enquanto a cirurgia tinha andamento, mas tudo transcorreu perfeitamente. Em cinco dias, minha filha estava em casa.
Três dias depois, o médico me falou que a biópsia, embora ainda não concluída, apontava para um tumor benigno. No entanto, falou que ela, quando bebê, teve câncer (neuroblastoma) na glândula suprarrenal, e que, por regressão espontânea, o tumor virou benigno (ganglioneuroma). Essa regressão ocorre raramente, sempre entre a concepção e os 6 meses de idade. Resumindo, ela tinha essa anomalia há mais de 13 anos!
Dá um arrepio só em pensar que ela teve uma doença tão grave e ficou curada sem sabermos de nada. Mas que bom que Deus quis assim!
Não posso deixar de agradecer a todos os amigos, virtuais ou não, que rezaram e torceram por ela, e que nos deram palavras de apoio e de coragem. Também não posso deixar de agradecer, de jeito nenhum, às forças superiores e generosas que reverteram, no passado, uma doença gravíssima, e que guiaram a mão dos médicos na cirurgia.
Agora, a caminhada continua. Precisamos corrigir a coluna de nossa menina e estimular seu desenvolvimento.
Estamos felizes, pois o pior passou.
Muito obrigado a todos!

4 comentários:

  1. Imagino a apreensão, a angústia e as incertezas nos seus corações. Mas o mais impressionante, é saber que numa ocasião, sem o conhecimento de vocês, Deus interviu, dando livramento, afinal, qual seria a situação da menina se o tumor não tivesse regredido? É por situações como essa, acontecendo comigo ou com outros que eu louvo a Deus sempre. Que Deus possa abençoar sua família, e continue a permitir avanços na vida da Dani.
    Abraços

    clis barcelos
    blogclisbarcelos.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Sim, Clis, não podemos deixar de agradecer a Deus e louvá-lo por sua intervenção no caso da Daniela e na vida de todos.
    Muito obrigado a você também, amiga.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Vi o seu link no blog de uma amiga, gostei muito, não tem nada novo?
    Um grande abraço.
    Humberto.

    www.humbertodib.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Humberto, tudo bem?
    Fico feliz em saber que você gostou de meu blog e triste por não estar conseguindo postar nada nele.
    O tempo (ou, melhor dizendo, a falta dele) tem sido meu grande problema.
    Vou fazer um esforço a mais.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir